Ray of Light

Postado por Robson Falcão quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ray of Light

Ray of Light (em português Raio de Luz) é o nome do sétimo álbum de originais da cantora Madonna, lançado no começo de 1998, após um período de quatro anos sem canções originais. O álbum marca uma nova fase na carreira e na vida da cantora, após sua conversão a Kabala.

Muito elogiado pela crítica, principalmente pela qualidade da voz de Madonna, Ray of Light foi recebido com surpresa por romper com o seu estilo polêmico e provocador. As músicas são compostas sob influência da nova crença da cantora que se converteu a uma religião oriental e passou a praticar diariamente Mahatma Yoga.

Informação sobre o álbum

Madonna começou a trabalhar no disco em Março de 1997 com Kenneth "Babyface" Edmonds, com quem já tinha trabalhado em algumas canções do seu disco Bedtime Stories (1994). Ambos escreveram algumas canções juntos, mas Madonna decidiu terminar a colaboração por sentir que não reflectia os seus planos para o disco. De acordo com Edmons, as canções tinham um estilo que fazia recordar "Take a Bow" e Madonna não queria repetir-se com uma sonoridade semelhante à desta canção. Depois de deixar de lado as canções compostas com Edmons, Madonna contactou Rick Nowels, autor que já tinha trabalhado com nomes como Celine Dion e Stevie Nicks. O trabalho em conjunto produziu sete canções em três dias, que não reflectiam o resultado final marcado pelas ambiências da música electrónica. O principal produtor do disco foi William Orbit, acompanhado por um antigo colaborador de Madonna, Patrick Leonard, com que já não trabalhava desde 1994.

Madonna decidiu levar as composições que tinha feito com Rick Nowels e Patrick Leonard a William Orbit, produtor inglês. A cantora tinha gostado do trabalho de "remix" de Orbit em canções suas como "Justify My Love" e "Erotica". A colaboração com Orbit começou quando este passou a enviar-lhe alguns excertos de sons nos quais estava a trabalhar. A artista utilizava esses excertos para escrever letras que acompanhassem os sons e que depois remetia a Orbit.

"Ray of Light" foi gravado num período superior a sete meses em Los Angeles, Califórnia. Vendeu 23 milhões de cópias ao redor do mundo, sendo o segundo mais vendido de 1998, só perdendo para a trilha sonora de Titanic.

Singles

"Frozen", lançado um pouco antes do álbum, tornou-se o oitavo single de Madonna a alcançar o 1 da tabela de singles do Reino Unido. Na U.S. Billboard, o single ficou em 2.

Ray of Light, o segundo single, foi baseado em “Sepheryn”, um tema de 1971 de um duo de rock psicodélico chamado Curtis & Muldoon. Na década de 90 William Orbit e sua amiga Christine Leach ouviram a música e resolveram fazer uma nova versão dela com Christine cantando, para isso mudaram alguns versos da música. Quando Madonna começou a trabalhar com Orbit ela conheceu a música e gostou dela, decidindo gravá-la, alterando alguns pontos da letra. Clive Muldoon não viveu o suficiente para ouvir “Ray Of Light”, ele morreu num acidente de carro em 1976, mas seu parceiro Dave Curtis sim. Ele já havia abandonado a música há quase duas décadas quando ouviu “Ray Of Light” e para ele foi um choque ouvir a nova forma da canção. Curtis, Muldoon, Christine Leach, William Orbit e Madonna apareceram como autores da música e pela parte que lhe era devida Dave Curtis recebeu, conforme rumores da época, um cheque no valor de 10 milhões de dólares. A canção ficou na posição 5 na Billboard e por pouco nao se torna mais uma canção a atingir o topo.

Drowned World/ Substitute for Love foi o terceiro single na Inglaterra.

The Power of Goddbye, uma belíssima canção, altamente dotada de uma sedução, um drama delicioso e um ritmo eletrónico leve, ficou no 11o. lugar.

Nothing Really Matters que não conseguiu realmente mostrar seu brilho, consideradas uma das melhores do álbum, foi a posição 93 na Billboard.

· Frozen

· Ray of Light

· Drowned World/Substitute for Love

· The Power of Goodbye

· Nothig Really Matters

Promo Singles:

  • Sky Fits Heaven
  • Mer Girl

Crítica

O álbum foi bem recebido pela crítica que considerou a voz de Madonna consideravalmente melhor. Alguns chegaram afirmar que foi devido as constantes aulas de Yoga, Pilates e Meditação a cantora desenvolveu melhor a sua voz,mas talvez o fato de que a cantora teria feito aulas de canto durante as gravações do musical Evita em 1996 . O álbum foi considerado um dos melhores de sua carreira, que foi comparado com os seus Best-Sellers Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer, agradou totalmente os fãs e dispertou curiosidade em críticos caindo no gosto do público. Só nos EUA, o álbum vendeu quase 5 milhões de cópias.O álbum é considerado(pelo menos pelo grammy) como o melhor álbum Pop da carreira de Madonna, por receber 6 principais indicações ao grammy, e ganhar 3 das 6.

Premiações

Madonna foi indicada ao Grammy em 1999 para:

  • Melhor Album Pop por 'Ray of Light' - Ganhou
  • Melhor Canção Pop por 'Frozen' - Perdeu
  • Melhor Canção Dance/Eletrónico por 'Ray of Light' - Ganhou
  • Melhor Clipe por 'Ray of Light' - Ganhou
  • Gravação do Ano por 'Ray of Light' - Perdeu
  • Album do Ano por 'Ray of Light' - Perdeu

Ganhou 3 Grammy das 6 indicações.

Faixas

  1. "Drowned World/Substitute" (Collins, Kerr, Madonna, McKuen, Orbit) - 5:09
  2. "Swim" (Madonna, Orbit) - 5:00
  3. "Ray of Light" (Curtis, Leach, Madonna, Muldoon, Orbit) - 5:21
  4. "Candy Perfume Girl" (Madonna, Melvoin, Orbit) - 4:34
  5. "Skin" (Leonard, Madonna) - 6:22
  6. "Nothing Really Matters" (Leonard, Madonna) - 4:27
  7. "Sky Fits Heaven" (Leonard, Madonna) - 4:48
  8. "Shanti/Ashtangi" (Madonna, Orbit) - 4:29
  9. "Frozen" (Leonard, Madonna) - 6:12
  10. "The Power of Goodbye" (Madonna, Nowels) - 4:10
  11. "To Have and Not to Hold" (Madonna, Nowels) - 5:23
  12. "Little Star" (Madonna, Nowels) - 5:18
  13. "Mer Girl" (Madonna, Orbit) - 5:32
  14. "Has To Be" (faixa bônus na versão japonesa do disco) (Madonna, Orbit, Leonard) - 5:16

Outras canções relacionadas à época de produção deste álbum:

  • "Gone Gone Gone"
  • "Like a Flower"
  • "Liquid Love"
  • "No substitute for love"
  • "Revenge"

Paradas

EUA - Billboard 200 1# - 5 semanas

0 comentários

Postar um comentário

Candy Station

Visitantes Online

Fale Conosco

Seguidores

Já passaram por Aqui