Music
Music (Música) é o nome do oitavo álbum de estúdio da cantora Madonna, lançado em 2000. Por trás da grande produção do álbum, juntou-se à Madonna o mago da música eletrônica Mirwais Ahmadzaï e William Orbit que ja havia trabalhado com a cantora no elogiado e bem-sucedido Ray Of Light. O álbum vendeu mais de 11 milhões de cópias ao redor do mundo[1] e foi o 10° álbum mais vendido no ano de 2000 e o 3º mais vendido em 2001.
História do lançamento
Após o sucesso internacional do álbum Ray of Light (1998) e dos singles Beautiful Stranger e American Pie, gerou-se uma expectativa em torno do rumo que tomaria o próximo lançamento discográfico de Madonna. 'Music' continuava na linha de música electrónica do disco anterior, contudo a maioria das canções afastava-se do tom confessional do disco Ray of Light. A participação de William Orbit (principal produtor de Ray of Light) foi reduzida, tendo o seu papel sido substituído pelo de Mirwais Ahmadzai.
Singles
O primeiro single do disco foi o homónimo "Music" que trouxe uma sonoridade completamente diferente e muito moderna para a música da Madonna. Quando a letra da música vazou na internet muitos acharam que era boba demais, que Madonna estava doida de gravar algo tão simples, mas a canção acabou por agradar à maioria dos fãs. Refletindo uma sonoridade próxima do grupo francês Daft Punk, a canção distorcia a voz de Madonna, num novo recurso que seria usado em outras canções do disco.
O videoclipe é uma sátira aos vídeo clipes de rappers e gangsta rappers, onde Madonna se cerca de todos os estereótipos comuns a esses clipes. O clipe mostra o começo de uma noitada de Madonna com suas `namoradas` elas alugam uma limusine e seguem para um clube de stripers, onde elas se divertem vendo as dançarinas e depois seguem com um grupo delas na limusine para o que promete ser um fim de noite arrebatador. O clipe ainda tem uma parte de animação em que Madonna aparece como uma super heroína, lutando karate e depois destruindo os nomes de suas músicas mais famosas representadas com luzes de neón no alto de prédios. A MTV americana censurou algumas partes do clipe, especialmente aquelas que se passam no strip bar.
"American Pie"
"Music"
"Don't Tell Me"
"What It Feels Like for a Girl"
"Impressive Instant"
"Amazing"
"Paradise (Not For Me)"
Controvérsias
Todas as canções do álbum vazaram na internet e alguns fãs de Madonna ouviram o disco um mês antes do lançamento oficial. O que obviamente causou uma certa ira em Madonna. A companhia discográfica da cantora, assim como a própria, ficaram desagradados com a situação, tendo iniciado processos judiciais contra o Napster e outros meios de comunicação que disponibilizaram o download do álbum.
Grammy
O álbum recebeu as seguintes indicações ao Grammy de 2001:
- Gravação do Ano por Music
- Melhor Álbum Pop por Music
- Melhor Performance Vocal Pop Feminino por Music
- Melhor Design/Embalagem/Encarte por Music - Ganhou
Grammy de 2002:
- Melhor Canção Pop por "Don’t Tell Me"
Faixas
- "Music" (Ahmadzaï, Madonna) - 3:44
- "Impressive Instant" (Ahmadzaï, Madonna) - 3:37
- "Runaway Lover" (Madonna, Orbit) - 4:47
- "I Deserve It" (Ahmadzaï, Madonna) - 4:23
- "Amazing" (Madonna, Orbit) - 3:43
- "Nobody's Perfect" (Ahmadzaï, Madonna) - 4:58
- "Don’t Tell Me" (Ahmadzaï, Madonna) - 4:40
- "What it Feels Like for a Girl" (Madonna, Sigsworth) - 4:43
- "Paradise(Not For Me)" (Ahmadzaï, Madonna) - 6:33
- "Gone" (LeGassick, Madonna, Young) - 3:25
Versão não americana
- "American Pie" (McLean)
Versão japonesa
- "Cyberraga" (Madonna, Singh); texto adaptado dos Vedas e do épico Mahabharata
Outras canções da época deste álbum:
- "Lo que siente la mujer" (versão em espanhol da faixa 8)
- "Like an angel passing through my room
0 comentários