True Blue

Postado por Robson Falcão quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

True Blue

True Blue (em português Realmente Fiel ou ao pé da letra, Azul Verdadeiro) é o nome do terceiro disco da cantora Madonna. Foi lançado em junho de 1986 e acabou se tornando um dos maiores sucessos em vendas dela, com 8 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e 25 milhões vendidas no mercado internacional. Bateu recorde de artista solo ao vender 856 mil cópias apenas no dia de estréia e tornou-se um dos álbuns de inéditas mais vendido na história por uma cantora, somando no total 25 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.

História do álbum

O disco foi também ficou em primeiro lugar em 22 países, entrando até para o Guinness Book de Recordes Mundiais. Teve também cinco singles Top 5 nos Estados Unidos e três deles chegaram ao número um da parada de sucessos. Os singles do disco foram:Live to Tell,Papa Don’t Preach, True Blue, Open Your Heart , La Isla Bonita.

Com "True Blue" Madonna também assumiu o controle total de sua carreira escrevendo ou co-escrevendo todas as músicas e também co-produzindo todas elas. A Madonna provocadora, desafiadora de tabus também apareceu com esse disco. Papa Don`t Preach trata de gravidez da adolescência e gerou uma grande e confusa polêmica entre feministas, a Igreja Católica, grupos pró-aborto e educadores.

Musicalmente o álbum é pop puro e suas músicas são variadas, com faixas dançantes ("Where`s The Party (‘’Open Your Heart’’) adoravelmente inocentes (‘’True Blue’’), "Jimmy Jimmy"), de inspiração latinabalada sofisticada (‘’Live to Tell’’)e pacifista ("Love Makes The World Go Round").

A primeira edição dos Estados Unidos de "True Blue" trazia na capa apenas a foto da Madonna sem nada escrito. Nas edições seguintes, talvez para evitar confusões, foi acrescentado à arte original o nome da Madonna em azul e do disco em branco. Em 2001 a série Warner Remasters trouxe os três primeiros discos da Madonna remasterizados e com as artes originais restauradas; isto gerou certa confusão entre os fãs brasileiros, já que desde as primeiras edições "True Blue" sempre teve o nome da Madonna e do disco na capa.

Recebeu indicações para o Grammy na seguintes categorias:

  • Melhor álbum Pop por 'True Blue'
  • Melhor gravação Dance por 'Open your Heart'
  • Melhor canção Pop por 'La Isla Bonita'

True Blue se tornou o álbum internacional mais vendido no Brasil com mais de um milhão e meio de cópias vendidas, seguido pelo Don't Bore Us, Get To The Chorus da dupla Roxett. Inclusive ganhou disco de diamante.

Faixas do álbum

#

Título

Composição

Produção

Lançamento

Duração

01

"Papa Don't Preach"

Madonna, Brian Elliot

Madonna, Stephen Bray

11 de Junho de 1986

4:29

02

"Open Your Heart"

Madonna, Gardner Cole, Peter Rafelson

Madonna, Patrick Leonard

12 de Novembro de 1986

4:13

03

"White Heat"

Madonna, Patrick Leonard

Madonna, Patrick Leonard

4:40

04

"Live to Tell"

Madonna, Patrick Leonard

Madonna, Patrick Leonard

26 de março de 1986

5:52

05

"Where's the Party"

Madonna, Stephen Bray, Patrick Leonard

Madonna, Stephen Bray, Patrick Leonard

4:21

06

"True Blue"

Madonna, Stephen Bray

Madonna, Stephen Bray

29 de Setembro de 1986

4:18

07

"La Isla Bonita"

Madonna, Patrick Leonard, Bruce Gaitsch

Madonna, Patrick Leonard

25 de Fevereiro de 1987

4:02

08

"Jimmy Jimmy"

Madonna, Stephen Bray

Madonna, Stephen Bray

3:55

09

"Love Makes the World Go Round"

Madonna, Patrick Leonard

Madonna, Patrick Leonard

4:35

Versões da remasterização de 2001

10

"True Blue" (The Color Mix)

Madonna, Stephen Bray

Madonna, Stephen Bray
Produção e Remixagem por Shep Pettibone para Mastermix Productions

6:37

11

"La Isla Bonita" (Extended Remix)

Madonna, Patrick Leonard, Bruce Gaitsch

Madonna, Patrick Leonard
Remixado por Chris Lord-Alge

5:25

Crítica

True Blue recebeu críticas mistas. Críticos musicais que não se surpreenderam com o álbum reconheceram que a voz de Madonna estava mais forte se comparada com a de seus trabalhos anteriores. Stephen Holden, em uma nota do The New York Times, disse que "seu modo de cantar, que havia sido duramente criticado, fortaleceu-se" e em uma crítica da revista Rolling Stone, Davitt Sigerson afirmou que Madonna estava cantando melhor do que nunca.

0 comentários

Postar um comentário

Candy Station

Visitantes Online

Fale Conosco

Seguidores

Já passaram por Aqui